terça-feira, 20 de setembro de 2011

AVALIAÇÃO 3° BIMESTRE

Colégio Estadual “Dom Alano”
Aluno(a): _________________________ _____________
Professora: Iraides Pinto de Queiroz
8º Ano Turma: A Valor: ______
O texto que você vai ler é ficcional e representa algumas páginas do diário de José Carlos, um jovem de mais ou menos trezes anos. Ele cursa o ensino fundamental e ajuda no sustento da família: guarda e lava carros na porta de um clube,aos domingos. É no diário que ele expõe seus sentimentos e conta seus segredos.
Páginas de um diário
Ontem, uma segunda-feira, já ia subir o morro, depois da aula,quando encontrou Maria Laura. Decidi mudar de ideia e fazer uma coisa. Perguntei se ela queria passear comigo na pracinha que existe lá embaixo.
– Vamos esperar o pôr-do-sol – eu propus.
– Vai demorar – ela disse.
– A gente espera, fica conversando.
Aposto que você não tem nada para fazer. E não tinha mesmo, porque topou. Um banco
estava vazio, perto de uma árvore. Foi lá que a gente ficou.
– Desculpe ter demorado pra devolver suas poesias – ela falou.
– Esquece isso.
– Sabe por quê? Eu estava copiando.
– Você copiou?
Então pensei que ela entendeu e eu não tinha percebido que ela tinha entendido. Que aquilo era meu amor, entregue de bandeja. É, ela sabia que eu gostava dela. E até guardou a prova, a confissão. Já que era assim, tomei coragem e segurei a mão dela. Fiquei sem saber se ela ia tirar. Não tirou. O céu foi começando a mudar de cor. Alguma coisa vermelha ia mudando o azul.
– Olha começou – eu falei, apontando para o céu.
Ela olhou. Ficamos olhando juntos. O sol se afastando e pintando o céu.
– Maria Laura...
Ela olhou para mim e eu a puxei para perto. Ela veio. Pus meus lábios sobre os dela. Maria Laura tem a boca quentinha e macia. Foi rápido, mas foi um beijo. Ela pôs a cabeça no meu ombro, continuamos de mãos dadas. Olhando o céu. Antes que anoitecesse, ela chamou
para a gente subir. Entrou em casa sem se voltar. Acho que estava atrasada. Continuei minha subida, sem pressa nenhuma. Esperando pela primeira estrela.
Interpretando o texto
1. Nessas páginas de diário, José Carlos registra seu encontro com Maria Laura.
Qual dos trechos expressa melhor a emoção que esse encontro provocou em José Carlos?
( ) “Ela olhou. Ficamos olhando juntos. O sol se afastando e pintando o céu.“
( ) “Ela olhou para mim, e eu a puxei para perto.”
( ) “Continuei minha subida, sem pressa nenhuma. Esperando pela primeira estrela.”
2- Use a letra x ou ch para que as palavras fiquem grafadas corretamente.
ca__imbo
en__ente
fi__ario
en__ergar



3- CERÂMICA MARAJOARA: BRASILEIRA
Há 35 séculos, índios já habitavam a ilha de Marajó. A civilização marajoara se desenvolveu por mil anos, entre 400 e 1400 de nossa era. Deixou obras de arte e fino lavor.
Marajó, ilha indecisa, ora terra ora água. No inverno, platôs ficam cercados por um tapete aquático que recobre dois terços da superfície. A arte pré-cabralina deixou ali a mais bela representação de nossa arqueologia,as igaçabas: urnas cinerárias.
Revista Brasil _ Almanaque de Cultura Ppular, n. 73, ano 7, abr.2005.

Transcreva dois apostos do texto e indique os termos que eles estão explicando.
__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

4-Para que as frases tenham completude, isto é, tenham sentido complemento, é necessário que se observe as condições dos verbos no contexto.
Os verbos podem ser:
• Intransitivo: que não necessita de nenhum complemento
• Transitivos diretos: que exige complemento sem preposição (objeto direto)
• Transitivos indiretos: que exige complemento com preposição (objeto indireto)
• Transitivos diretos e indiretos: que precisam dos dois complementos. Objetos sem preposição (objeto direto) e com preposição (objeto indireto)
LEIA:
___ Olha o tamanho dessa!
a) Transcreva da fala acima o verbo e o complemento verbal.
___________________________________________________________
b) Na frase “ preciso de um aumento “ qual é o complemento verbal que aparece?
___________________________________________________________
c) O Brasil tem soberania sobre 8,5 milhões de oceano Atlântico. Nessa frase a palavra negritada é:
( ) objeto direto
( ) objeto indireto
( ) complemento nominal

Nenhum comentário:

Postar um comentário