O EMPREGO DAS CONJUNÇÕES 
• A conjunção é uma classe de palavras invariável, cuja função é interligar elementos de uma frase, estabelecendo entre eles relações de sentido. 
• As conjunções podem interligar desde palavras até períodos. 
• Quando interligam duas ou mais orações, classificam-se em conjunções coordenativas (ex: e, mas, porém, logo) 
Conjunção Coordenativa • Elo coesivo por meio do qual se estabelece a organização da informação e a estrutura da argumentação. 
• mecanismo usado para assinalar as relações de sentido entre dois segmentos coordenados, que podem ser: 
o sintagmas: segmentos ligados pela conjunção e; 
o orações: segmentos ligados pelas conjunções mas, pois e ou; 
o enunciados: segmentos ligados pela conjunção portanto.
Conjunções Coordenativas e Valores Semânticos 
• ADITIVAS:sentido de adição, soma ou seqüência de ações. Principais conjunções: e, nem, não só ... mas também, não só ... como também. 
o Os gerentes devem delegar poderes e estabelecer relações democráticas. 
o Os gerentes não só devem delegar poder como também estabelecer relações democráticas.
• Adversativas: oposição, adversidade, contraste. Principais conjunções: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto. 
o É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, mas é preciso conhecer a capacidade deles. 
o É importante delegar responsabilidades aos colaboradores, contudo é preciso conhecer a capacidade deles.
• Explicativas: exprimem motivo, razão, explicação. Principais conjunções: que, pois (antes do verbo), porque. 
o A empresa teve bons resultados porque (pois) possui um time com talentos diferenciados. 
o Organize um time com talentos diferenciados, que (pois) isso garantirá o sucesso da empresa. 
• Conclusivas: exprimem conclusão, hipótese, dedução. Principais conjunções: portanto, logo, por isso, pois (após o verbo), dessa forma. 
o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, logo (por isso) alcançará boa produtividade. 
o Procurou estimular a criatividade em seu trabalho, alcançará, pois, boa produtividade.
• Alternativas: exprimem alternância, escolha, exclusão. Principais conjunções: ou ... ou; ora ... Ora, quer ... quer, seja ... seja. 
o Os profissionais devem estimular a própria criatividade ora convivendo com pessoas criativas, ora lendo bons livros. 
o Seja no momento de lazer, seja na execução de uma tarefa, os profissionais devem procurar desenvolver o seu potencial criativo. 
• Elementos coesivos usados para unir sintagmas nominais, orações e enunciados. 
o Introduzem novas informações / argumentos, que possibilitam a progressão textual. 
o Expressam as seguintes idéias: adição, adversidade, explicação, conclusão e alternância.
EXERCÍCIOS
I- Classifique as orações coordenadas em destaque nos seguintes períodos.
a) Abriu a Porta e disse adeus.
b) Alegra-te, pois estou aqui.
c) Meus atiradores não fuma  nem bebem.
d) Mudou o natal ou mudei eu?
e) Os camponeses estão em greve, então faltarão alimentos.
f) João bebe, ou desocupa o copa.
g) Nunca tínhamos estado lá, mas encontramos facilmente o lugar.
II- Classifique as conjunções coordenativas em ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS.
a- Dorme, que eu penso.
b- Ele estudou, por conseguinte terá um futuro bem-sucedido. 
c- Não previu nada, por isso esqueceu a mala.
d- Não pacteia com a ordem; é, pois, um rebelde. 
e- Ouço música, logo ainda não me enterraram.
f- Não só leio mas também escrevo. 
g- Correu e lutou bastante.
h- Ou sai você ou (saio) eu. 
i- Quer leia, quer escreva, está sempre aprimorando sua linguagem.
k- Para arremedar gente ou bicho, era um gênio. 
l- Ou eu me retiro ou tu te afastas.
m- Saiu, mas não foi ao banco. 
n- Ele lê bastante, todavia não se concentra.
o- Seu quarto é pobre, mas nada lhe falta. 
p- Cada uma delas doía-me intensamente; contudo não me indignavam.
q- Tinha saúde e robustez. 
r- Pulei do banco e gritei de alegria. 
s- Não é gulodice nem interesse mesquinho.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário