Esse trabalho visa melhorar a vida dos educadores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
ALUNO(A): __________________________9° ANO TURMA: __________
PROFESSORA: Iraides Pinto de Queiroz DATA:__/___/___ VALOR: 4,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Debaixo da ponte
Moravam debaixo da ponte. Oficialmente, não é lugar onde se more, porém eles moravam. Ninguém lhes cobrava aluguel, imposto predial, taxa de condomínio: a ponte é de todos, na parte de cima; de ninguém, na parte de baixo. Não pagavam conta de luz e gás, porque luz e gás não consumiam. Não reclamavam contra falta d’água raramente observado por baixo de pontes. Problema de lixo não tinham;
podia ser atirado em qualquer parte, embora não conviesse atirá-lo em parte alguma, se dele vinham muitas vezes o vestuário, o alimento, objetos de casa. Viviam debaixo da ponte, podiam dar esse endereço a amigos, recebê-los, fazê-los desfrutar comodidades internas da ponte.
À tarde surgiu precisamente um amigo que morava nem ele mesmo sabia onde, mas certamente morava: nem só a ponte é lugar de moradia para quem não dispõe de outro rancho. Há bancos confortáveis nos jardins, muito disputados; a calçada, um pouco menos propícia; a cavidade na pedra, o mato. Até o ar é uma casa, se soubermos habitá-lo principalmente o ar da rua. O que morava não se sabe onde vinha visitar os de debaixo da ponte e trazer-lhes uma grande posta de carne.
Nem todos os dias se pega uma posta de carne. Não basta procurá-la; é preciso que ela exista, o que costuma acontecer dentro de certas limitações de
espaço e de lei. Aquela vinha até eles, debaixo da ponte, e não estavam sonhando, sentiam a presença física da posta, o amigo rindo diante deles, a posta bem pegável, comível. Fora encontrada no vazadouro, supermercado para quem sabe frequentá-lo
e aqueles três o sabiam, de longa e olfativa ciência.
Comê-la crua ou sem tempero não teria o mesmo gosto. Um de debaixo da ponte saiu à caça de sal. E havia sal jogado a um canto de rua, dentro da lata. Também o sal existe sob determinadas regras, mas pode tornar-se acessível conforme as circunstâncias. E a lata foi trazida para debaixo da ponte.
Debaixo da ponte os três prepararam a comida. Debaixo da ponte a comeram. Não sendo uma ração diária, cada um saboreava duas vezes: a carne e a sensação de raridade da carne. E iriam aproveitar o resto do dia dormindo (pois não há coisa melhor, depois de um prazer complementar do esquecimento), quando começaram a sentir dores.
Dores que foram aumentando, mas podiam ser atribuídas ao espanto de alguma parte do organismo de cada um, vendo-se alimentado sem que lhe houvesse chegado notícia prévia de alimento. Dois morreram logo, o terceiro agoniza no hospital. Dizem uns que morreram da carne, dizem outras que do sal, pois era soda cáustica. Há duas vagas debaixo da ponte.
(Carlos Drummond de Andrade. A bolsa e a vida. In
“Obra completa”, Editora Nova Aguilar, p. 1599.)
Leia o texto para responder as questões 1 a 3.
1) “À tarde surgiu precisamente um amigo que morava nem ele mesmo sabia onde.” A expressão sublinhada indica um local:
( ) de fácil acesso.
( ) não definido.
( ) conhecido pelos três.
( ) previamente escolhido pelo amigo.
( ) aprazível.
2-“cada um saboreava duas vezes: a carne e a sensação de raridade da carne.”. Justifique essa expressão.
___________________________________________________________
___________________________________________________________
3- Justifique a concordância do verbo consumir na frase abaixo retirada do texto “Debaixo da ponte”: “Não pagavam conta de luz e gás, porque luz e gás não consumiam.” Ou seja, por que o verbo “consumir” está no plural e não no singular?
___________________________________________________________
___________________________________________________________
4- Assinale a frase em que o narrador determina o número de personagens do texto:
( ) “Moravam debaixo da ponte.”
( ) “À tarde surgiu precisamente um amigo”
( ) “Aquela vinha até eles”
( ) “Debaixo da ponte os três prepararam a comida.”
( ) “Debaixo da ponte a comeram.”
5- Leia:
I_ É PROIBIDO A PERMANÊNCIA DE PESSOAS ESTRANHAS.
II-É PROIBIDO ANIMAIS NO PRÉDIO.
III-É PROIBIDA A CIRCULAÇÃO NOS CORREDORES.
De acordo com a concordância nominal, um dos itens está escrito de modo inadequado. Marque um X indicando qual delas está grafada de forma incoerente.
6-A regra que justifica sua resposta na questão anterior é:
a) É bom, é necessário, é proibido - Essas expressões não variam se o sujeito não vier precedido de artigo ou outro determinante.
b) O artigo, o adjetivo, o numeral e o pronome, concordam em gênero e número com o substantivo.
c) Concordam com o substantivo a que se referem.
d) Essas expressões não variam.
7- Escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso quanto à concordância verbal:
( ) O beijo, o suspiro, tudo se tornou motivo de enlevo para o par.
( ) Haverão sempre amuos entre namorados.
( ) Encontra-se pares enamorados no salão de danças.
( ) O casal, no jardim da mansão, trocavam palavras cálidas e mimosas.
( ) Bastava um gesto, um ímpeto, para que ela me perdoasse.
8- Segundo a regra de concordância nominal “Quando o adjetivo vier posposto a dois ou mais substantivos de gêneros diferentes, também há duas possibilidades de concordância: O adjetivo vai para o masculino plural ou concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo.“ Marque a alternativa que está coerente com a regra citada acima:
a) Ele apresentou argumento e razão justos.
b) Ele apresentou argumento e razão justa.
c) Ele apresentou razão e argumento justo.
d) Todas as alternativas estão corretas.
9- Fazendo a concordância verbal adequada , qual opção preenche a lacuna corretamente.
Catarina, eu e teus primos _________________ ao cinema.
a) ireis
b) irão
c) iremos
d) irás
10- Leia :
Para os pesquisadores, as toninhas ( tipo de golfinho), o boto , as baleias-francas e jubartes, tudo se torna motivo de pesquisa.
Quando o sujeito composto vem resumido pelo pronome indefinido tudo o verbo________.
a) fica no singular.
b) vai para o plural.
c) concorda com o termo ao qual se refere.
d) concorda com o termo antecedente.
AVALIAÇÃO 8° ANO
ALUNO: (A): _____________________________ 8° ANO TURMA: ______
PROFESSORA: Iraides Pinto de Queiroz DATA: ____/___/_____ VALOR: 4,0
AVALIAÇÃO BIMESTRAL
1- Leia:
O cabo e o soldado
Um cabo e um soldado de serviço dobraram a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.
Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:
___ Eu sou o irmão da vítima.
Todos olharam e logo o deixaram passar.
Quando chegou ao centro da multidão, notou que ai estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:
___ Ora essa, o parente é seu.
No texto, o traço de humor está no fato de:
a) o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
b) o cabo ter ido verificar do que se tratava.
c) todos terem olhado para o cabo.
d) Ter sido um burro a vítima do atropelamento.
2- Leia a tira e responda:
a) A expressão “o dono do bar” é:
a) Aposto explicativo
b) Aposto resumitivo
c) Aposto enumerativo
3- Leia uma profecia do erro sobre o futuro da televisão, publicada em um jornal em 1939.
A televisão não dará certo. As pessoas terão de ficar olhando sua tela, e a família norte-americana média não tem tempo para isso.
Em que tempo se encontra a locução verbal “ terão de ficar”?
a) pretérito perfeito
b) pretérito imperfeito
c) futuro do presente
d) pretérito mais- que- perfeito
4- O texto a seguir caracteriza alguns tipos de consumidor.
Compulsivo - Compra por impulso; não tem medo dos gastos excessivos.
Exibido – Compra para exibir-se aos amigos, tem um interesse exagerado por novidades.
Etiquetado – Compra a marca, não se preocupa com a qualidade; às vezes o produto não é essencial para ele. É influenciado pela mídia.
A expressão “dos gastos excessivos é:
a) complemento nominal
b) objeto direto
c) objeto indireto
5- Na frase “Compra para exibir-se aos amigos” , o termo sublinhado é:
a) complemento nominal
b) objeto direto
c) objeto indireto
AVALIAÇÃO 3° BIMESTRE
Aluno(a): _________________________ _____________
Professora: Iraides Pinto de Queiroz
8º Ano Turma: A Valor: ______
O texto que você vai ler é ficcional e representa algumas páginas do diário de José Carlos, um jovem de mais ou menos trezes anos. Ele cursa o ensino fundamental e ajuda no sustento da família: guarda e lava carros na porta de um clube,aos domingos. É no diário que ele expõe seus sentimentos e conta seus segredos.
Páginas de um diário
Ontem, uma segunda-feira, já ia subir o morro, depois da aula,quando encontrou Maria Laura. Decidi mudar de ideia e fazer uma coisa. Perguntei se ela queria passear comigo na pracinha que existe lá embaixo.
– Vamos esperar o pôr-do-sol – eu propus.
– Vai demorar – ela disse.
– A gente espera, fica conversando.
Aposto que você não tem nada para fazer. E não tinha mesmo, porque topou. Um banco
estava vazio, perto de uma árvore. Foi lá que a gente ficou.
– Desculpe ter demorado pra devolver suas poesias – ela falou.
– Esquece isso.
– Sabe por quê? Eu estava copiando.
– Você copiou?
Então pensei que ela entendeu e eu não tinha percebido que ela tinha entendido. Que aquilo era meu amor, entregue de bandeja. É, ela sabia que eu gostava dela. E até guardou a prova, a confissão. Já que era assim, tomei coragem e segurei a mão dela. Fiquei sem saber se ela ia tirar. Não tirou. O céu foi começando a mudar de cor. Alguma coisa vermelha ia mudando o azul.
– Olha começou – eu falei, apontando para o céu.
Ela olhou. Ficamos olhando juntos. O sol se afastando e pintando o céu.
– Maria Laura...
Ela olhou para mim e eu a puxei para perto. Ela veio. Pus meus lábios sobre os dela. Maria Laura tem a boca quentinha e macia. Foi rápido, mas foi um beijo. Ela pôs a cabeça no meu ombro, continuamos de mãos dadas. Olhando o céu. Antes que anoitecesse, ela chamou
para a gente subir. Entrou em casa sem se voltar. Acho que estava atrasada. Continuei minha subida, sem pressa nenhuma. Esperando pela primeira estrela.
Interpretando o texto
1. Nessas páginas de diário, José Carlos registra seu encontro com Maria Laura.
Qual dos trechos expressa melhor a emoção que esse encontro provocou em José Carlos?
( ) “Ela olhou. Ficamos olhando juntos. O sol se afastando e pintando o céu.“
( ) “Ela olhou para mim, e eu a puxei para perto.”
( ) “Continuei minha subida, sem pressa nenhuma. Esperando pela primeira estrela.”
2- Use a letra x ou ch para que as palavras fiquem grafadas corretamente.
ca__imbo
en__ente
fi__ario
en__ergar
3- CERÂMICA MARAJOARA: BRASILEIRA
Há 35 séculos, índios já habitavam a ilha de Marajó. A civilização marajoara se desenvolveu por mil anos, entre 400 e 1400 de nossa era. Deixou obras de arte e fino lavor.
Marajó, ilha indecisa, ora terra ora água. No inverno, platôs ficam cercados por um tapete aquático que recobre dois terços da superfície. A arte pré-cabralina deixou ali a mais bela representação de nossa arqueologia,as igaçabas: urnas cinerárias.
Revista Brasil _ Almanaque de Cultura Ppular, n. 73, ano 7, abr.2005.
Transcreva dois apostos do texto e indique os termos que eles estão explicando.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
4-Para que as frases tenham completude, isto é, tenham sentido complemento, é necessário que se observe as condições dos verbos no contexto.
Os verbos podem ser:
• Intransitivo: que não necessita de nenhum complemento
• Transitivos diretos: que exige complemento sem preposição (objeto direto)
• Transitivos indiretos: que exige complemento com preposição (objeto indireto)
• Transitivos diretos e indiretos: que precisam dos dois complementos. Objetos sem preposição (objeto direto) e com preposição (objeto indireto)
LEIA:
___ Olha o tamanho dessa!
a) Transcreva da fala acima o verbo e o complemento verbal.
___________________________________________________________
b) Na frase “ preciso de um aumento “ qual é o complemento verbal que aparece?
___________________________________________________________
c) O Brasil tem soberania sobre 8,5 milhões de oceano Atlântico. Nessa frase a palavra negritada é:
( ) objeto direto
( ) objeto indireto
( ) complemento nominal
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
CONCORDÂNCIA NOMINAL -EXERCÍCIOS
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Iraides Pinto de Queiroz
Ano: 9°
COMPLEMENTO NOMINAL
1. Leia:
O poeta
O poeta vai tirando da vida
os seus poemas
como pássaros desobedientes
e amestrados.
A palavra é o se castelo,
sua árvore encantada,
abracadabra, construindo o universo.
a) Releia os versos.
“ sua arvore encantada”
“pássaros desobedientes”
b) Circule os substantivos.
c) Sublinhe as palavras que se referem aos substantivos circulados. Faça uma seta dessas palavras até o substantivo.
d) Assinale com X o gênero e o número do substantivo circulado.
Substantivo do verso Gênero Número
masculino feminino Singular plural
Responda. O que se pode concluir a partir da observação desse quadro?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Leia o texto e complete-o com as palavras do quadro, fazendo a concordância adequada.
Cercado – compreensível – difícil –redondo –sentado – vasto
[...] Houve um tempo em que a minha janela se abria para um terreiro, onde uma _____ mangueira alargava sua copa _______________. À sombra da árvore, numa esteira, passa quase todo dia ____________uma mulher, _________ de crianças. E contava histórias. Eu não a podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma __________. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, e as vezes faziam com as mãos arabescos tão __________________, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.[...]
Cecília Meireles. Quadrante I, pág. 10. rio de Janeiro, Ed. Do Autor, 1968.
a) Faça uma seta do adjetivo até o substantivo a que se refere.
MEIO/MEIA
3. Leia.
I- __ Detesto nhoque!
II- __ To vendo! Ainda sobrou meia panela!
a) Justifique a concordância nominal em “ meia panela”
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Troque a palavra panela por prato, em seguida re-escreva a última fala.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Explique o que ocorreu.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Leia.
I. Hagar ficou meio esnobe após voltar de Paris.
II. Qual é o problema?
a) Justifique a concordância nominal em “meio esnobe”
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Troque o nome Hagar por Helga e esnobe por vaidoso, em seguida re-escreva a primeira fala.
___________________________________________________________________
d) Explique o que ocorreu com a palavra meio.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Explique o que ocorreu com a palavra vaidoso.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Use meio ou meia e marque X no quadro.
Frase Adjetivo
varia Advérbio
Não varia
Maria está ______ cansada hoje.
Chegarei ao __________dia e __________.
Você só tomou __________taça de vinho.
Gilda estava _________ atrasada para festa.
Vestia-se com roupas__________estranhas.
Comi __________ tigela e fiquei ________ enfastiada.
6. Leia.
1) É PROIBIDA A ENTRADA.
2) É PROIBIDO A ENTRADA.
3) É PROIBIDA ENTRADA.
4) É PROIBIDO ENTRADA.
a) assinale os números que, de acordo com a concordância nominal, estão escritos de modo inadequado.
b) escreva a regra de concordância que justifique a resposta do item a.
7. Escreva as frases a seguir, fazendo as duas concordâncias possíveis.
a) Água mineral é (bom) para saúde.
b) É (proibido) permanência de pessoas estranhas ao serviço.
8. coloque A para concordância adequada e I para concordância inadequada.
a) ( ) Não é permitido pescaria nestes rios na época da desova dos peixes.
b) ( ) É proibido por lei a sonegação de impostos.
c) ( ) É boa a sua ideia de ir até São Luis do Maranhão.
d) ( ) Não será necessária a intervenção do exército no combate à violência.
e) ( ) Foi muito bom a apresentação deste bailado.
Escreva corretamente as frases cuja concordância está inadequada.
9. Faça a concordância nominal adequada da palavra entre parênteses. Se houver mais de uma possibilidade, empregue-a também.
a) O autor do romance escreveu __________ páginas e capítulos. (longo)
b) Revista e livro ___________________ não existem. ( barato)
c) Muito __________, dizia Juliana aos amigos que a cumprimentaram. (obrigado)
d) O nono e o oitavo ________ tiveram boas notas. ( ano)
e) Era ela __________ quem conversava com Joça. (mesmo)
f) Devido a confusão todos ficaram __________. (alerta)
g) Hoje há _____________ alegria no ar! (menos)
CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL I
1- Leia:
Não há vagas
O preço do feijão
não cabe no poema. O preço
do arroz
Não cabe no poema.
não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne[...]
Ferreira Gullar. Toda Poesia, pág..224.
Complete com o verbo caber.
a) “O preço do feijão” “não _______________no poema.”
b) “O preço do arroz” “não _______________no poema.”
c) o gás, a luz, o telefone[...] “não _______________no poema.”
d) Nós “não _______________no poema.”
2. Complete o quadro analisando os sujeitos e os verbos das orações do exercício 1. Siga o exemplo.
sujeito | classificação | Refere-se a que pessoa verbal | verbo |
O preço do feijão | Sujeito simples | 3ª pessoa do singular | cabe |
| | | |
| | | |
| | | |
3. no quadro, observe o que ocorre entre o verbo e o sujeito a que ele se refere.
a) Toda vez que houve mudança no sujeito, o que ocorreu com o verbo caber?
____________________________________________________________________
b) Explique por quê?
____________________________________________________________________
c) sublinhe o verbo e circule o sujeito.
“Já caíram três ministros!!”
d) Agora explique a concordância verbal.
4. Procure no diagrama os verbos que completam adequadamente as frases.
D | E | W | G | U | I | B | O | M | G | A | F |
E | V | I | A | J | A | R | E | I | S | N | A |
P | E | R | D | E | M | O | S | P | E | B | R |
C | H | E | G | A | S | T | E | S | B | S | E |
V | I | M | A | C | H | E | G | A | R | A | M |
K | U | O | D | E | V | U | L | M | H | E | O |
V | O | S | V | I | A | J | A | R | Ã | O | S |
a) Catarina, eu e teus primos _________________ ao cinema.
b) Tu e Jonas ___________________ nas férias.
c) Eu, tu e eles _______________ todo o trabalho.
d) Ademir, Francisco e eu _______________ o ônibus.
e) Valmir e tu __________________ atrasados.
Agora escreva a regra de concordância verbal que justifique as respostas acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Faça a concordância, empregando o verbo no pretérito perfeito do indicativo. Se houver mais de uma possibilidade, utilize-a.
a) Aquele bando de aves ______________para lá e para cá, sem rumo. (voar)
b) Já ________________a televisão e o computador que você comprou.(chegar)
c) A maioria dos torcedores___________ a atuação dos jogadores em campo. (aprovar)
d) Na corrida alguns de nós não __________atingir o índice de tempo necessário. (conseguir)
e) Mais de um aluno _____________atrasado naquele dia. (chegar)
6- Transforme o sujeito simples (singular) em sujeito composto, fazendo a concordância adequada e colocando os verbos no quadro ao lado.
verbos | ||
a) | Singular | Plural |
b) | | |
c) | | |
d) | | |
e) | | |
f) | | |
a) Minha irmã ainda crê em contos de fadas.
_____________________________________
b) A menina lê muitos livros.
_____________________________________
c) Meu tio vê o jogo pela televisão.
_____________________________________
d) Espero que a pesquisa dê bons resultados.
_____________________________________
e) Fabiana tem muito carinho pelos amigos.
_____________________________________
f) Gilmar vem nos visitar ainda hoje.
_____________________________________
7- As frases abaixo apresentam concordância verbal inadequada. Escreva-as de modo adequado.
a) Vossa excelência ireis discursar na comemoração em vossa homenagem. __________________________________________________________
b) Qual de nós poderemos ficar aqui com você?
__________________________________________________________
c) Mais de um turista se perderam na trilha neste final de semana.
__________________________________________________________
d) Cada um de vocês receberam o prêmio merecido.
__________________________________________________________
f) Eduardo, Márcio, Rodrigo, ninguém apareceram ontem na festa.
__________________________________________________________
8- sublinhe o sujeito e faça a concordância verbal.
a) Logo __________ começar a festa de formatura. (ir – presente do indicativo)
b) Nesse trecho da estrada, sempre ____________ acidentes graves. (ocorrer- presente do indicativo)
c) ainda não ___________ as suas encomendas. (chegar- pretérito perfeito do indicativo)
d) _____________sorteio de brinde durante a gincana. (acontecer – futuro do presente do indicativo)
9- Complete com o presente do indicativo do verbo entre parênteses, fazendo a concordância adequada.
Abelhas vivem em grupo
A abelha ___ (ser) um inseto voador que __________ (produzir) cera e mel a partir do néctar e do pólen que______________ (recolher) das flores. Existem cerca de 20 mil espécies de abelhas.
A rainha ____(ser) a única abelha que se_______________ (alimentar) de geléia real e _____ (por) entre 2.000 e 3.000 ovos por dia. As outras se ___________ (alimentar) de mel que _____________ (fabricar).
As abelhas ____________(viver) em comunidades nas colméias, que são formadas por favos.
O zangão _____________(fecundar) a rainha, e as operárias ____________ (cuidar) dos ovos, ________________(construir) os favos e _____________(produzir) o mel. Grande quantidade de picadas de abelhas pode causar dor e irritação ou até a morte de pessoas alérgicas. É aconselhável não mexer com abelhas. [...]
Jornal folha de São Paulo, pág. F3. 5//5/2001.