quinta-feira, 1 de abril de 2010

SINAIS DE PONTUAÇÃO

PONTOS DE VISTA

Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.

Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003

PONTUAÇÃO

Sempre que for redigir, o aluno deve estar atento às normas de pontuação.
Os sinais de pontuação, ei-los:
Vírgula---------------------- ,
Aspas------------------------ " "
Ponto de interrogação----- ?
Ponto de exclamação----- !
Ponto final------------------ .
Dois pontos----------------- :
Travessão------------------- -
Parênteses------------------ ( )
Reticências----------------- ...
Ponto e virgula------------ ;

ATIVIDADES

Objetivos: Trabalhar de maneira criativa e dinâmica a estrutura dos diálogos nos textos.
Habilidades: Ler em voz alta com fluência e entonação adequadas a situação comunicativa.
Indicação (relação com o conteúdo da unidade): Diálogo
ATIVIDADE:
A atividade consiste em pontuar corretamente as piadas recebidas e depois dramatizá-las para a classe.

PIADA 1

Dois bêbados estavam em um bar quando resolveram mostrar onde cada um morava o primeiro seguiu a frente e falou minha casa é virando a esquerda o outro bêbado falou a minha também é os dois então resolveram virar à esquerda e mostrar onde cada um morava passou um tempo e começaram a brigar e um gritou esta casa é minha o outro conclui não não esta casa é minha os vizinhos sairam lá fora para ver o que estava
acontecendo e desta casa onde estavam em frente saiu uma mulher e gritou quanta gritaria à toa quem está fazendo essa barulheira um dos vizinhos falou são esses dois, que para mim são bem conhecidos a mulher olhou olhou novamente e concluiu claro muito bonito pai e filho brigando


PIADA 2

Luizinho, do que voce tem mais medo da mula-sem-cabeca fessora mas, Luizinho, a mula-semcabeca não existe é apenas uma lenda você não precisa ter medo mariazinha do que você tem mais medo do saci-pererê fessora mariazinha o saci-perere também não existe é somente outra lenda você não precisa ter medo e você Joãozinho do que tem mais medo do Malamém fessora Malamém nunca ouvi falar quem é esse tal de Malamém quem é eu também não sei fessora mas toda noite minha mãe diz na oração não nos deixes cair em tentação mas livrai-nos do Malamém.

PIADA 3

Chega um freguês à alfaiataria do Sr. Moreira e pergunta quanto custa para fazer um terno quinhentos reais responde o alfaiate isso e um roubo reclama o freguês. e o alfaiate se justifica são sete dias de trabalho oras em sete dias Deus fez o mundo retruca o freguês sim mas não foi sob medida

PIADA 4

A mãe pergunta para o filho filho o que você está estudando geografia mamãe então me diga onde está a Inglaterra na página 83


Aqui estão presentes algumas piadas como sugestão.
Repare que retiramos todas as pontuações com o objetivo de gerar certa discussão entre os alunos a respeito da pontuação mais adequada para o texto.
Bom trabalho e ria bastante...

TEMPOS E MODOS VERBAIS

Exercícios de Fixação
7º ano do Ensino Fundamental II
Março de 2010
Língua Portuguesa
1) Preencha as lacunas com os verbos indicados nos parênteses:

a) Os alunos ______________ que os professores ___________ mais exercícios. (querer – Presente do Indicativo) ( dar – Presente do Subjuntivo)
b) _______________ ( tu ) o trabalho ao professor. ( entregar – Imperativo afirmativo)
c) Os adultos não __________ o suficiente. ( ler – Presente do Indicativo )
d) Se nós ________________ o filme, __________________ com seriedade.
(ver – Pret. Imperfeito do Subjuntivo) ( comentar – Futuro do Pret. do Indicativo)
e) Tu ___________ bem cedo ontem? ( partir – Pretérito Perfeito do Indicativo)
f) Os médicos _______ os remédios adequados. ( dar – Presente do Indicativo)
g) Se vocês ________________ prontos iriam comigo ao Parque da Cidade.
( estar – Pret. Imp. do Subj.)
h) Quando eu __________ o livro pedido pelo professor eu _______________ .
(ver – Futuro do Subjuntivo) ( comprar – Presente do Indicativo)
i) Nós ___________ um enorme bolo de chocolate. ( fazer – Pret. mais - que-Perfeito do Indicativo)
j) Lídia e José ____________ viajar de navio nas férias. (ir – Pretérito Imperfeito do Ind.)
k) Quero que tu ________________ ao meu aniversário. (vir – Presente do Subjuntivo)
l) Nós _________ as informações corretas. ( dar – Futuro. do Pretérito. do Ind.)
m) Tu ________________ ausente do trabalho? ( estar – Pret. Perfeito do Indicativo)
n) Ivo e Iara ___________ o jogo de vôlei juntos. (ver – Presente do Indicativo)
o) Nós __________________ o relatório todo. ( fazer – Pret. mais que Perfeito do Ind.)
p) Quando nós _______________ avisarei com antecedência. ( ir – Futuro do Subjuntivo)
q) Elas _______________ para ficar aqui no Brasil. ( vir – Pretérito Imperfeito do Ind.)
r) Angela ______________ ao Rio de Janeiro com a família. (ir – Pretérito Perfeito do Ind.)
s) Rita e Lúcia ________________ no coral da igreja. ( cantar – Futuro do Presente do Ind.)

2)Ao flexionarmos o Imperativo Afirmativo não conjugamos a ______ pessoa do singular, porque _____________________________________, a 2ª pessoa do singular ( tu ) e a 2ª pessoa do plural ( Vós ) são retiradas do Presente do ____________retirando a letra _______ .
O Imperativo Negativo construímos a partir do tempo e modo verbal do ____________________________________________________ utilizando, na frente de cada verbo flexionado, a palavra :_______ .
3)Construa, utilizando os tempos e modos verbais adequados, o Imperativo Afirmativo e Negativo do verbo: Estudar .
______________________ Imperativo Afirmativo _______________________
Eu ______________________ _____________________ (eu ) Eu
Tu ______________________ _____________________ (Tu ) Tu
Ele _____________________ _____________________ (você) Ele
Nós _____________________ ____________________ ( Nós ) Nós
Vós _____________________ ____________________ ( Vós ) Vós
Eles ____________________ ____________________ ( Vocês) Eles
Imperativo Negativo:
Não __________________ ( eu)
Não __________________ ( tu )
Não __________________ ( você)
Não _________________ (nós)
Não _________________ (vós)
Não _________________ (vocês)
4) Determine as formas nominais e a conjugação dos seguintes verbos:
a) percebêssemos;
Infinitivo: ____________________ Conjugação: ______________
Gerúndio: __________________ Particípio: _________________________
b) sacudiríamos;
Infinitivo: ____________________ Conjugação: ______________
Gerúndio: __________________ Particípio: _________________________